Notícias http://transportes.mg.gov.br Sun, 14 Dec 2025 15:35:21 -0200 Joomla! - Open Source Content Management - Version 2.5.14 pt-br Contatos da Seinfra durante período de teletrabalho http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/2628-acesse-aqui-os-principais-contatos-da-seinfra-durante-periodo-de-teletrabalho http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/2628-acesse-aqui-os-principais-contatos-da-seinfra-durante-periodo-de-teletrabalho

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), em atenção às recomendações do Ministério da Saúde e Secretaria do Trabalho em relação ao Coronavírus (Covid-19) e, em obediência ao Decreto Estadual nº 47.886, de 15 de março de 2020, está trabalhando em Regime Especial de Teletrabalho. Listamos, abaixo, alguns dos serviços prestados pela Seinfra e respectivos contatos durante este período:

Solicitações de imprensa:
imprensa@infraestrutura.mg.gov.br

Doação de vigas metálicas, bueiros e mata-burros: 
marcos.marcio@infraestrutura.mg.gov.br

Dúvidas sobre Planilha Preço Seinfra: 
rogerio.valle@deer.mg.gov.br

Prestação de contas convênios de saída: 
dpc@infraestrutura.mg.gov.br 

Celebração de convênios de saída: 
rafael.morais@infraestrutura.mg.gov.br 

Dúvidas e solicitações referentes ao Táxi Especial Metropolitano: 
stm.contratos@infraestrutura.mg.gov.br 

Assuntos relacionados à ferrovias e ao Plano Estratégico Ferroviário: 
ferrovias@infraestrutura.mg.gov.br

Solicitações e dúvidas referentes às obras públicas: 
debora.carmo@infraestrutura.mg.gov.br 

Dúvidas e solicitações referente a Parcerias e Concessões: 
parcerias@infraestrutura.mg.gov.br 

Assuntos relacionados à logística de transportes: 
concessoes@infraestrutura.mg.gov.br

Relações intragovernamentais: 
viviane.santos@infraestrutura.mg.gov.br 

Solicitações referentes ao Transporte Coletivo Intermunicipal e Metropolitano
site: www.deer.mg.gov.br/fale-conosco, e-mail: atendimento@der.mg.gov.br ou aplicativo MGApp / SEI-MG para empresas

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Notícias Wed, 23 Dec 2020 05:04:54 -0200
Governo de Minas, por meio do DER-MG, encerra ano com recorde de investimentos, retomadas de obras e avanços tecnológicos http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3719-governo-de-minas-por-meio-do-der-mg-encerra-ano-com-recorde-de-investimentos-retomadas-de-obras-e-avancos-tecnologicos http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3719-governo-de-minas-por-meio-do-der-mg-encerra-ano-com-recorde-de-investimentos-retomadas-de-obras-e-avancos-tecnologicos

Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) encerra 2025 com um dos maiores volumes de investimentos já registrados na infraestrutura rodoviária do estado. Com obras retomadas, novos contratos, ampliação de programas estratégicos e modernização de processos, o ano consolida marcos históricos para a autarquia.

Ao longo de 2025, 11 obras foram iniciadas ou retomadas após paralisação, somando 300 quilômetros de intervenções e cerca de 9 mil empregos gerados. Entre elas, destaca-se a recuperação da MG-295, entre Consolação e Cambuí, incluindo o Contorno de Cambuí até a BR-381, já em fase de conclusão.

Também foram entregues oito obras iniciadas em anos anteriores, contemplando 452 quilômetros, 5,2 mil empregos e R$ 450 milhões em investimentos. Essas entregas reforçam o ritmo acelerado do programa Caminhos pra Avançar, ampliado neste ano com 23 novas intervenções, alcançando o total de 164 obras em todas as regiões.

Entre as grandes ações em andamento, destaca-se a construção de duas pontes estratégicas sobre o Rio São Francisco, fundamentais para a integração regional. Uma está sendo erguida em Manga, fortalecendo conexões no Norte de Minas; a outra, no município de São Francisco, ampliará a mobilidade e facilitará o escoamento da produção local. Juntas, as duas obras representam importante avanço territorial e impulsionam o desenvolvimento econômico de Minas e do Brasil.

O crescimento da capacidade de investimento acompanha o ritmo das obras. Apenas em 2025, o DER-MG licitou ou colocou em licitação mais de R$ 3,5 bilhões em serviços, obras rodoviárias e aquisição de asfalto, insumo essencial para recuperação funcional, restauração e pavimentação de rodovias.

"Estamos recuperando nossas rodovias com mais eficiência. As obras avançam e os cidadãos já percebem melhorias no dia a dia. O objetivo é oferecer estradas mais seguras, reduzir custos e apoiar o desenvolvimento de Minas Gerais", destaca o governador Romeu Zema.

O DER-MG também encerra o ano com mais de R$ 800 milhões aplicados em manutenção e conservação — cerca de 50% a mais que em 2024. As ações incluíram tapa-buracos, revitalização de pavimentos, limpeza, drenagem e sinalização, cobrindo aproximadamente 25 mil quilômetros de rodovias pavimentadas e não pavimentadas.

Atualmente, apenas um ponto da malha estadual permanece totalmente interditado, resultado da atuação ágil das 40 unidades regionais, especialmente durante o período chuvoso.

Outro marco de 2025 foi o início do uso de inteligência artificial para monitoramento rodoviário, tornando Minas Gerais o primeiro estado a adotar a tecnologia de forma sistemática.

Veículos equipados com câmeras percorrem cerca de 20 mil quilômetros de rodovias, produzindo diagnósticos mensais sobre pavimentos, drenagem e sinalização. Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o sistema deve ser expandido para estradas não pavimentadas.

Também avançou a modernização administrativa com a digitalização integral da solicitação de Autorização para Uso da Faixa de Domínio, trazendo mais agilidade e transparência ao processo.

Outra iniciativa importante foi a abertura da consulta pública da nova Tabela Referencial de Preços de Obras Rodoviárias, integrante do Sistema de Custos e Orçamentos Referenciais de Obras (Sicor-MG), que amplia a participação social e moderniza metodologias orçamentárias.

Para o diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais, 2025 marca a consolidação de uma nova fase da autarquia. “Ampliamos investimentos, avançamos em obras, modernizamos processos e incorporamos novas tecnologias. É um conjunto de ações que fortalece a infraestrutura e melhora a vida de quem utiliza nossas rodovias todos os dias”, afirma.

Perspectivas para 2026

As projeções para 2026 apontam para a manutenção do ritmo acelerado de obras e investimentos. Entre as intervenções aguardadas estão o trecho Uberlândia–Campo Florido, a duplicação da MG-155 entre Mário Campos e a BR-381, e a ligação entre Sete Lagoas e Araçaí.

Outro destaque é a pavimentação do acesso a Santa Rita do Itueto, município que ainda não possui ligação rodoviária asfaltada. A expectativa é de que 2026 consolide ainda mais os avanços alcançados neste ano.

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Notícias Tue, 09 Dec 2025 09:11:31 -0200
Governo de Minas encerra 2025 com expansão do metrô e recorde na renovação da frota metropolitana http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3718-governo-de-minas-encerra-2025-com-expansao-do-metro-e-recorde-na-renovacao-da-frota-metropolitana http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3718-governo-de-minas-encerra-2025-com-expansao-do-metro-e-recorde-na-renovacao-da-frota-metropolitana

Governo de Minas encerra 2025 com um conjunto de entregas e marcos que reforçam a modernização da logística estadual, ampliam a mobilidade urbana e aumentam a oferta de serviços públicos. 

Ao longo do ano, projetos aguardados há décadas transformaram a infraestrutura e a rotina de deslocamento de milhares de mineiros.  

Os dados foram apresentados nesta sexta-feira durante o InfraMinas 2025, evento realizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) na Cidade Administrativa, reunindo órgãos do setor do Estado.

"A integração do sistema, com o DER-MG, a Artemig e as agências de desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do Vale do Aço são fundamentais para que nosso estado continue avançando. Estamos conseguindo tirar do papel obras tão aguardadas e esperadas, como a expansão do metrô", ressaltou o governador Romeu Zema.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, destaca o momento vivido por Minas.

"Estamos celebrando entregas relevantes para a população, como a maior transformação das estradas do estado nas últimas décadas, a renovação da frota do metropolitano, o novo ciclo virtuoso para o metrô, a criação da Artemig e a entrega dos hospitais regionais, promessas que estão se tornando realidade", afirmou Pedro Bruno.

Transporte sobre trilhos

O ano de 2025 entra para a história como o período de materialização da nova fase do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O sistema registrou avanços simultâneos em modernização e expansão. Na Linha 1, as obras de revitalização contemplaram 10 das 19 estações, abrangendo melhorias em estrutura, iluminação, acessibilidade e bilheterias. A extensão de 1,7 km até a futura Estação Novo Eldorado tem entrega prevista para o início de 2026.

Já a Linha 2, uma demanda histórica da capital, segue avançando, com as estruturas das futuras estações Amazonas e Nova Suiça ganhando forma. Com 10,5 quilômetros de extensão e sete novas estações, o trecho vai transformar a mobilidade urbana, principalmente na região do Barreiro.

Ainda neste ano, o Governo de Minas anunciou a compra de 24 novos trens que vão circular no metrô da RMBH. A primeira composição já saiu da China rumo ao Brasil e a expectativa é que o veículo comece a operar no primeiro semestre de 2026.

Mobilidade metropolitana

A renovação da frota da RMBH foi outro destaque do ano. Cerca de 850 novos ônibus passaram a operar nas linhas metropolitanas em 2025, resultado do programa que prevê a aquisição de 600 veículos pelo Governo de Minas e 250 pelas concessionárias. O investimento estatal supera R$ 382 milhões.

Com a entrada desses veículos, a idade média da frota caiu de 11 para seis anos, ampliando conforto, regularidade e segurança para quem utiliza o sistema diariamente.

Recuperação rodoviária

A infraestrutura rodoviária recebeu atenção prioritária. Em 2025, o Governo de Minas, por meio do DER-MG, aplicou cerca de R$ 800 milhões em manutenção, revitalização e conservação de estradas. Entre os destaques deste ano estão o trecho entre as cidades de Corinto e Pirapora e a construção das pontes sobre o São Francisco.

O Caminhos pra Avançar, maior programa de investimento em infraestrutura rodoviária do Governo de Minas, já soma mais de 5,5 mil quilômetros recuperados em todo o estado, garantindo mais segurança, qualidade e maior trafegabilidade aos usuários.

Referência nacional em Concessões e PPPs

Em 2025, Minas Gerais reforçou seu protagonismo na modelagem de concessões. O Estado conta, atualmente, com 23 contratos vigentes. O destaque foi o leilão do lote Via Liberdade (Ouro Preto – Mariana), realizado em setembro, que prevê cerca de R$ 5 bilhões em duplicações, melhorias e contornos ao longo de 190 quilômetros.

Minas também avançou na infraestrutura social com o leilão da PPP do Sistema Socioeducativo, garantindo mais de R$ 100 milhões para construção e operação de duas unidades em Betim e Santana do Paraíso.

Outros projetos tiveram importantes evoluções, com estudos e consultas públicas abertas: PPPs dos Terminais, Manutenção de Infraestrutura Escolar, Transporte Aquaviário do Lago de Furnas (Balsas), a construção da ponte entre os municípios de Cássia–Delfinópolis e o lote rodoviário Noroeste.

Infraestrutura

O Estado avançou em obras voltadas ao fortalecimento da estrutura pública. Na área da segurança, foram retomadas e concluídas intervenções nas Cadeias Públicas Masculinas de Ubá, Itaúna e Frutal. No sistema socioeducativo, chegaram ao fim as reformas das unidades Dom Bosco e São Benedito, em Belo Horizonte, e da unidade de Sete Lagoas.

Na educação, seguem em ritmo acelerado as obras de restauração do Instituto de Educação de Minas Gerais (Iemg), além de 27 intervenções em escolas distribuídas por diversas regiões do estado, somando aproximadamente R$ 198 milhões em investimentos.

Na saúde, tiveram início as obras da nova Escola de Saúde Pública, enquanto os Hospitais Regionais registraram avanços importantes, com a evolução das obras em Governador Valadares e Sete Lagoas, retomada em Conselheiro Lafaiete e entrega das unidades de Teófilo Otoni e Divinópolis, ainda este ano.

Fotos: Francielle Cota

 

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Notícias Tue, 09 Dec 2025 09:01:24 -0200
Publicado edital de licitação para a construção do Terminal de Santa Luzia http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3717-publicado-edital-de-licitacao-para-a-construcao-do-terminal-de-santa-luzia http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3717-publicado-edital-de-licitacao-para-a-construcao-do-terminal-de-santa-luzia

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), e a Prefeitura de Santa Luzia, anunciaram a publicação do edital de licitação para a construção do Terminal Santa Luzia.

Com um investimento estimado em R$ 24 milhões, sendo R$ 18,2 milhões provenientes do Estado, este projeto é um marco para a infraestrutura e a mobilidade urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A construção do Terminal Santa Luzia representa a retomada da entrega de novos terminais metropolitanos pelo Governo de Minas após uma década, sendo o Terminal Justinópolis, o último em 2016. A licitação e a execução dos serviços estarão sob responsabilidade da Prefeitura de Santa Luzia.

A construção do Terminal Santa Luzia representa a retomada da entrega de equipamentos metropolitanos pelo Governo de Minas, após uma década. O último empreendimento concluído foi o Justinópolis, em 2016.

Integração Metropolitana

A estimativa é que o novo terminal beneficie 20 mil passageiros e tenha capacidade para atender até 1,5 mil pessoas por hora no período de pico. O equipamento será construído em uma área de 17 mil metros quadrados na Avenida Raul Teixeira da Costa, com previsão de início das obras em 2026.

De acordo com o secretário da Seinfra, Pedro Bruno, o Terminal Santa Luzia deverá operar como um sistema tronco-alimentador, com plataformas troncais elevadas compatíveis com o sistema MOVE, já em operação nos corredores das avenidas Cristiano Machado, Pedro I e Antônio Carlos, em Belo Horizonte.

"Essa nova configuração do sistema de transporte é essencial para a RMBH. Em experiências como nos terminais de Justinópolis e São Benedito, a troncalização já permitiu uma redução média de aproximadamente 30 minutos no tempo de deslocamento dos usuários. O Terminal Santa Luzia, além de integrar o sistema tronco-alimentador, facilitará o acesso da população ao transporte coletivo, otimizando o uso da frota e contribuindo para a redução de congestionamentos e de emissões de poluentes," afirma o secretário.

Eficiência e Sustentabilidade

A integração das linhas no novo terminal trará ganhos operacionais e ambientais significativos. Estudos da Seinfra estimam uma economia de 35% na produção quilométrica diária (circulação das viagens) e a redução de aproximadamente 27% na frota de veículos necessária para o transporte dos usuários.

A implantação projetada inclui a redução do tempo de viagem, alívio no trânsito do Vetor Norte e a facilitação do atendimento a cidades vizinhas, como Jaboticatubas e Taquaraçu de Minas.

O projeto foca na sustentabilidade com a minimização da emissão de CO2, com uma expectativa de redução de 1,1 tonelada por km/hora de pico e 13,2 toneladas por km/dia.

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Notícias Thu, 04 Dec 2025 11:57:50 -0200
Governo de Minas avança na execução de obras e destaca entregas para enfrentar período chuvoso http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3716-governo-de-minas-avanca-na-execucao-de-obras-e-destaca-entregas-para-enfrentar-periodo-chuvoso http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3716-governo-de-minas-avanca-na-execucao-de-obras-e-destaca-entregas-para-enfrentar-periodo-chuvoso

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), está executando um pacote de obras de prevenção ao período chuvoso em diversas regiões do estado.

As ações incluem sistemas de drenagem, contenção de encostas e requalificação urbana, com entregas já realizadas e outras previstas para 2026, garantindo mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para milhares de mineiros.

“Nossas equipes estão empenhadas em garantir que cada obra seja entregue com qualidade e dentro do prazo. É um esforço conjunto para proteger vidas e reduzir os impactos das chuvas, que historicamente causam grandes transtornos à população”, afirma Pedro Bruno, secretário da Seinfra.

Obras de drenagem e requalificação concluídas na RMBH

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foi finalizada a segunda etapa do projeto de requalificação urbana e ambiental do Ribeirão Arrudas. Os investimentos totais foram superiores a R$ 124 milhões, somando recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartidas municipais. A obra contemplou 1.244 metros de redes de drenagem pluvial, novas sarjetas e bocas de lobo, além do recapeamento de vias.

Com tubulações de até 1.200 mm de diâmetro, o sistema passou a ter capacidade de drenagem 60% maior, reduzindo pontos críticos de alagamento e protegendo o pavimento das ruas. A Avenida Tereza Cristina, por exemplo, ganhou uma terceira faixa de tráfego após a construção de um muro de contenção, melhorando a fluidez entre Belo Horizonte e Contagem. Nos bairros Vila São Paulo e Jardim Industrial, ruas foram recapeadas, garantindo mais conforto e segurança para motoristas e pedestres.

Redução de impactos

Para reforçar as medidas preventivas, o Governo de Minas está investindo R$ 400 milhões na construção de cinco bacias de contenção de cheias na Região Metropolitana. Essas estruturas vão controlar o volume das águas pluviais, evitando alagamentos e garantindo mais segurança para cerca de 250 mil pessoas que convivem com esse problema há mais de 15 anos. Além dos recursos estaduais, o projeto conta com aportes do Governo Federal e das prefeituras locais, fortalecendo a parceria para solucionar um problema histórico.

Os frutos deste trabalho já são colhidos na região. Em 17/8, houve a entrega da Bacia de Contenção de Cheias Vila PTO (B3), em Contagem, construída para reduzir o risco de enchentes no entorno da Avenida Tereza Cristina e evitar o transbordamento dos córregos Ferrugem e Arrudas. As demais obras estão em andamento e devem ser concluídas até o fim de 2026.

Soluções de contenção em áreas vulneráveis

No interior, o PAC Encostas atua em áreas urbanas classificadas como de risco, com obras de contenção de taludes. A execução dessas obras é fruto de convênios com o Governo Federal que visam entregar melhorias de infraestrutura em todas as regiões do estado.

Em Muriaé, três encostas estão sendo estabilizadas nos bairros São Joaquim, Marambaia e Aeroporto. A obra no São Joaquim já foi concluída; as demais seguem em andamento, com previsão para fevereiro de 2026.

Em Além Paraíba, intervenções ocorrem nos bairros Santa Rosa, Morro do Cabrito e Praça da Bandeira, com uma obra já entregue e conclusão total prevista em fevereiro de 2026.

Para o próximo ano, estão previstos pela Secretaria a licitação e o início das obras de estabilização de encostas em 12 municípios, como Muriaé, Sabará, Ouro Preto e Timóteo.Somados, os investimentos ultrapassam R$ 13 milhões, reforçando a segurança de famílias que vivem em áreas vulneráveis.

Iniciativas de prevenção

Aliado ao programa Caminho nas Chuvas, considerado a maior iniciativa integrada de enfrentamento aos impactos deste período em Minas, o pacote de obras da Seinfra tem o intuito de garantir que o período chuvoso seja enfrentado com menos riscos para os mineiros.

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Notícias Wed, 03 Dec 2025 10:38:17 -0200
Governo de Minas formaliza implantação de linha dupla no metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3715-governo-de-minas-confirma-implantacao-de-linha-dupla-no-metro-da-regiao-metropolitana-de-belo-horizonte http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3715-governo-de-minas-confirma-implantacao-de-linha-dupla-no-metro-da-regiao-metropolitana-de-belo-horizonte

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O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), oficializou, nesta quarta-feira (26/11), a implantação de uma linha dupla, e não singela, no trecho final da expansão da Linha 2 do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A decisão foi confirmada durante reunião com representantes da empresa MRS Logística e da concessionária Metrô BH.

O trecho corresponde aos dois quilômetros finais da extensão total de 10,5 quilômetros entre as futuras Estações Ferrugem e Barreiro. A proposta de via singela, enviada pela concessionária ao Governo de Minas em 2024, previa a utilização de apenas uma via para o tráfego dos trens em ambos os sentidos. 

Como gestora do contrato de concessão, a Seinfra solicitou estudos que comprovassem a impossibilidade técnica da linha dupla, prevista originalmente no projeto, e a viabilidade da linha singela, exigindo o cumprimento de todos os indicadores de desempenho contratual e da qualidade do serviço prestado à população.

Após analisar a documentação apresentada, a Seinfra concluiu que a execução da linha dupla é tecnicamente possível. A solução adotada será o deslocamento de 14 metros das linhas de carga existentes, garantindo espaço para a passagem de uma segunda via destinada ao metrô. A intervenção será realizada sem custos adicionais aos cofres públicos.

“Desde o início, trabalhamos para que a expansão do metrô adotasse a solução mais adequada ao sistema. A formalização da linha dupla reforça o compromisso com a execução do contrato e garante uma infraestrutura de qualidade para os usuários, que fortalece a mobilidade na região", concluiu o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

 

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Notícias Fri, 28 Nov 2025 12:02:23 -0200
Governo de Minas promove conferência para fortalecer integração com municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3714-governo-de-minas-promove-conferencia-para-fortalecer-integracao-com-municipios-da-regiao-metropolitana-de-belo-horizonte http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3714-governo-de-minas-promove-conferencia-para-fortalecer-integracao-com-municipios-da-regiao-metropolitana-de-belo-horizonte

Governo de Minas, por meio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), realizou, nesta quarta-feira (26/11), a 9ª Conferência Metropolitana da RMBH, no Auditório JK, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

O vice-governador Mateus Simões participou do encontro que reuniu gestores públicos, equipes técnicas e representantes da sociedade para discutir soluções integradas que aprimorem políticas públicas essenciais para o dia a dia dos mineiros das 34 cidades da RMBH e dos 16 municípios do Colar Metropolitano.

"A Conferência Metropolitana tem um papel importante de permitir o ambiente de discussão integrada dos municípios da RMBH, que é um local de muitos desafios e que precisam ser tratados em conjunto. O desafio colocado aqui é crescer a confiança que os entes têm uns com os outros e que o Estado tem com cada um dos municípios, para melhorar a vida dos mineiros", disse Simões.

Realizada a cada dois anos pela Agência RMBH, autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra-MG), a Conferência Metropolitana é um dos principais instrumentos de participação social previstos na legislação estadual, com o intuito de fortalecer a governança interfederativa na RMBH.

“A presença de autoridades, prefeitos e prefeitas aqui hoje, mostra o compromisso dos municípios com temas que moldam o futuro da RMBH. Esse engajamento é fundamental porque a governança metropolitana se faz com proximidade e diálogo, e a conferência cumpre esse papel. É assim que avançamos em soluções coletivas para a vida metropolitana”, destacou a presidente da ARMBH, Ilce Rocha.

O encontro promove a troca de experiências entre municípios, a identificação de desafios comuns e a construção de propostas conjuntas voltadas ao desenvolvimento regional.

A integração entre órgãos estaduais e prefeituras é essencial para avançar em projetos estruturantes que impactam diretamente as mais de 5 milhões de pessoas que vivem nas cidades da RMBH e do Colar Metropolitano. Esse trabalho conjunto amplia a capacidade de resposta das políticas públicas para garantir maior eficiência na entrega de serviços à população.

Presentes no encontro, a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede-MG), Mila Costa, e o secretário-adjunto de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais (Seinfra-MG), Pedro Calixto, destacaram a importância da cooperação regional e da busca por soluções conjuntas para os desafios da RMBH. Em suas falas, reforçaram o papel estratégico do encontro e a necessidade de transformar o diálogo em ações concretas.

A realização da nona edição do evento marca os 16 anos da Agência RMBH, período em que o Estado ampliou o suporte técnico às prefeituras, consolidou instrumentos de planejamento territorial e fortaleceu o modelo de governança compartilhada como eixo das políticas metropolitanas.



Programação

A 9ª Conferência Metropolitana da Região Metropolitana de Belo Horizonte ocorre durante todo o dia. Após a sessão solene de abertura, houve a entrega do Selo de Integração Metropolitana (SIM) 2025, reconhecimento destinado a municípios que desenvolvem boas práticas alinhadas às funções públicas de interesse comum.

Também serão realizadas as eleições dos novos representantes municipais e da sociedade civil para o Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano (CDDM) ao longo desta quarta-feira (26/11).

A conferência também promoverá mesas temáticas com especialistas e gestores, que debaterão os principais desafios contemporâneos da governança metropolitana. Também contará com uma palestra magna do arquiteto e urbanista Cid Blanco Jr., consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e coordenador da Comissão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da União Internacional dos Arquitetos, que analisará tendências globais de planejamento urbano, soluções colaborativas e os desafios das metrópoles contemporâneas.

 

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Notícias Wed, 26 Nov 2025 14:27:54 -0200
Governo de Minas debate mobilidade Urbana com cidades-polo da Região Metropolitana de Belo Horizonte http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3713-governo-de-minas-debate-mobilidade-urbana-com-cidades-polo-da-regiao-metropolitana-de-belo-horizonte http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3713-governo-de-minas-debate-mobilidade-urbana-com-cidades-polo-da-regiao-metropolitana-de-belo-horizonte


O Governo de Minas, representado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), participou, nesta quarta-feira (26/11), do Fórum Band de Mobilidade Urbana, proposta inédita de reunir representantes do governo estadual e de quatro grandes cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte para discutir soluções integradas e projetos municipais.

O fórum reforçou a importância de integrar políticas públicas, da definição de fontes de financiamento e da participação ativa da sociedade civil, para melhorar a qualidade de vida de milhões de cidadãos.

Além do secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, participaram do encontro os prefeitos Álvaro Damião (Belo Horizonte), Heron Guimarães (Betim), Marília Campos (Contagem) e João Marcelo (Nova Lima).

O secretário Pedro Bruno ressaltou que o Fórum Band de Mobilidade Urbana é um espaço estratégico para alinhar projetos do Governo de Minas e dos municípios. “Essa agenda reforça a importância do diálogo, da integração e da governança. Nosso compromisso é trabalhar juntos para construir uma mobilidade melhor para os mineiros”, salientou.

Entre os temas abordados estão: a retomada e modernização das obras do metrô e impacto no transporte metropolitano; o Rodoanel Metropolitano; obras estratégicas que exigem planejamento conjunto; integração do transporte coletivo e os projetos de mobilidade de cada município, alinhados a um olhar metropolitano.

Integração
Considerada essencial para o desenvolvimento sustentável e a mobilidade urbana da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a integração metropolitana de transportes foi amplamente debatida.

Isso inclui não apenas a integração dos sistemas de bilhetagem eletrônica, mas também o metrô da RMBH, o BRT Amazonas e o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) de Contagem, em implantação.

“É importante lembrar que o cidadão não vive apenas em um município, ele é um cidadão metropolitano. As soluções não podem ser pensadas para uma única cidade, elas precisam ser compartilhadas e integradas", destacou a prefeita de Contagem, Marília Campos.

Para o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, a mobilidade da RMBH só avançará de forma plena com um esforço compartilhado. "Não existe a possibilidade de Belo Horizonte achar que vai viver sozinha. O transporte público pertence a todos nós".

Governança e Pacto da Mobilidade
A necessidade de se estabelecer um modelo de governança conjunta para a mobilidade metropolitana, com foco na integração institucional, física, operacional e tarifária dos sistemas de transporte coletivo, foi um consenso entre os participantes.
“Precisamos de uma governança metropolitana, porque a mobilidade afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas. Estamos comprometidos com esse tema, e este encontro demonstra isso. Quando existe diálogo, há caminhos para soluções”, enfatizou o prefeito de Nova Lima, João Marcelo.

A implementação da Governança é uma das propostas previstas no Pacto da Mobilidade, iniciativa do Governo de Minas, por meio da Seinfra.

A ideia é superar desafios históricos, como a concorrência entre modais e a crescente demanda pelo transporte coletivo, garantindo maior eficiência e coordenação entre Estado e municípios, como lembrou o prefeito de Betim, Heron Guimarães.

“Estamos no rumo certo, especialmente com o Pacto pela Mobilidade, uma iniciativa do Estado que pode estabelecer bases jurídicas para desenvolvermos alternativas duradouras”, frisou.

Avanços na mobilidade
Em 2023, o Governo de Minas publicou o Plano de Mobilidade (PlanMob – RMBH), que estabelece diretrizes para o desenvolvimento urbano sustentável da região, com foco na melhoria da acessibilidade e da mobilidade de pessoas e cargas.

O documento contempla 13 programas e cerca de 150 ações, incluindo propostas de infraestrutura e projetos estruturantes, como: a criação de uma Nova Rede Estruturante de Transporte Coletivo, a integração entre diferentes sistemas de transporte, e a modernização do marco regulatório do transporte metropolitano.

Algumas dessas ações já estão sendo colocadas em prática pelo Governo de Minas. Neste ano, o Estado promoveu a maior renovação da história do transporte metropolitano, com a aquisição de 850 novos veículos, ampliando a qualidade do serviço para a população.

No transporte sobre trilhos, após mais de duas décadas sem expansão, o metrô se prepara para ganhar uma nova estação: a Novo Eldorado, em Contagem.

As obras da Linha 2 também seguem em andamento, levando o sistema até o Barreiro. A previsão é que o trecho, com 10,5 quilômetros de extensão e sete novas estações, seja entregue até 2028.

Fotos: João Victor Moraes

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Notícias Wed, 26 Nov 2025 12:54:50 -0200
Governo de Minas amplia investimentos em manutenção e conservação de rodovias em 2025 http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3712-governo-de-minas-amplia-investimentos-em-manutencao-e-conservacao-de-rodovias-em-2025 http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3712-governo-de-minas-amplia-investimentos-em-manutencao-e-conservacao-de-rodovias-em-2025

Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) vai encerrar o ano de 2025 com um investimento de mais de R$ 800 milhões em ações de manutenção e conservação das rodovias estaduais. O valor representa um aumento de cerca de 50% em relação ao montante aplicado no ano passado, que foi de R$ 535 milhões.

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De acordo com o órgão, o reforço no orçamento tem como objetivo garantir melhores condições de tráfego e segurança para motoristas e passageiros, além de reduzir custos com reparos emergenciais.

As obras incluem serviços de tapa-buracos, recuperação de pavimento, limpeza de margens, desobstrução de drenagem e manutenção da sinalização e abrangem cerca de 25 mil quilômetros de rodovias estaduais pavimentadas e não pavimentadas.

"Minas Gerais está entrando em um novo patamar de infraestrutura rodoviária com a determinação de promover a mobilidade e a segurança nas nossas rodovias. Esses recursos serão vitais para a manutenção e conservação contínua”, explica o diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais.

“Não é apenas tapa-buracos: é um investimento na prevenção e na segurança de quem trafega. O resultado direto será um tráfego mais fluido, menos acidentes e uma redução significativa no custo logístico para quem movimenta a economia mineira”, avalia.

Atualmente, a malha viária sob responsabilidade do DER-MG apresenta apenas um ponto crítico com interrupção total do tráfego. Além disso, oito trechos estão operando por variantes, sendo que três deles contam com obras em andamento e os outros cinco encontram-se em processo de licitação.

O DER-MG reforça que os usuários podem acompanhar, em tempo real, as condições das rodovias estaduais e informações sobre interdições, desvios e obras por meio do site oficial do órgão: www.der.mg.gov.br.

Ainda de acordo com Matheus Novais, com o aumento dos investimentos, o Governo de Minas pretende avançar na recuperação da malha rodoviária e oferecer mais conforto e segurança aos mineiros que circulam pelas estradas do estado.

"Além disso, todas as 40 regionais do DER-MG estão orientadas para atuar com prontidão e em regime de plantão durante o período chuvoso, garantindo uma resposta rápida a ocorrências e a adoção imediata de medidas para restabelecer as condições de tráfego e segurança nas rodovias estaduais", acrescenta o diretor-geral do DER-MG.

Os novos contratos abrangem dezenas de obras de manutenção e conservação, tanto na rede pavimentada quanto na não pavimentada, e inclui, também, a recuperação de aterros, revitalização de pavimento e sinalização, podas, capinas, eliminação de pontos críticos, entre outras atividades.

Entre as inúmeras obras em andamento por todo estado há intervenções aguardadas há mais de uma década. É o caso da recuperação da rodovia MG-457, no trecho entre Santa Rita de Jacutinga e Bom Jardim de Minas, na Zona da Mata. As intervenções têm como foco principal o km 33, onde serão realizadas escavações em rocha, construção de muro em gabião e a implantação de um novo sistema de drenagem.

Ainda na Zona da Mata, na área de influência de Manhumirim, diversos trechos de rodovias estão sendo recuperados, entre os quais, os 25 quilômetros da MG-111, que faz a conexão de Carangola e Tombos.

No Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, áreas de grande relevância para a economia agropecuária mineira, os serviços são realizados em várias frentes. Entre as rodovias contempladas, destacam-se trechos das LMG-730, LMG-738, LMG-745 e LMG-746, fundamentais para o escoamento da produção agrícola, o transporte de insumos e o acesso a serviços essenciais.

Na região Central, o exemplo vem da MG-259, entre Curvelo e Felixlândia, que ganhou novo asfalto e nova sinalização em um trecho de 43,1 quilômetros que conecta os dois municípios.

Já no Sul de Minas, as ações ocorrem na MG-450, entre Guaxupé e a divisa com São Paulo e, por fim, no Vale do Mucuri, os serviços de manutenção e conservação permanente chegaram na MG-217, entre Poté e a BR-116.

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Notícias Wed, 19 Nov 2025 13:00:00 -0200
Governo de Minas vistoria obras do Hospital Regional de Governador Valadares, que avançam dentro do cronograma http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3711-governo-de-minas-vistoria-obras-do-hospital-regional-de-governador-valadares-que-avancam-dentro-do-cronograma http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3711-governo-de-minas-vistoria-obras-do-hospital-regional-de-governador-valadares-que-avancam-dentro-do-cronograma

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O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, realizou, nesta sexta-feira (14/11), uma vistoria técnica às obras do Hospital Regional de Governador Valadares (HRGV). O empreendimento, um dos cinco hospitais regionais em construção no estado, segue com o cronograma em dia e apresenta avanços significativos em diversas frentes de serviço.

Com previsão de conclusão para o início de 2026, o hospital beneficiará cerca de 700 mil pessoas de 51 municípios, levando atendimento de média e alta complexidade para mais perto da população das regiões Leste e do Vale do Rio Doce.

"É uma felicidade poder fazer mais uma vistoria às obras do Hospital Regional de Governador Valadares. Estive aqui há aproximadamente um ano e deu para ver que avançaram bastante. E ano que vem, com toda a certeza, estaremos inaugurando", destacou Romeu Zema.

A unidade contará com leitos de UTI, centro cirúrgico, pronto atendimento e serviços especializados de urgência e emergência.

Durante a vistoria, o governador e os titulares das secretarias de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e de Saúde (SES-MG), acompanharam o progresso das intervenções, que apresentam ritmo acelerado e resultados concretos.

“A partir de janeiro, faremos as tratativas para a compra de equipamentos do hospital, com recurso já garantido. A nossa expectativa é que em meados do próximo ano, no segundo semestre, o primeiro paciente entre aqui e já comece a fazer essa transformação da saúde na região”, disse o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno, destacou que o acesso ao hospital também já está em obras. “Podemos assegurar que vamos ter esse hospital entregue para a população com o vias de acesso seguras e que façam com que os pacientes cheguem o mais rápido possível para o atendimento”, enfatizou.

Entre os principais avanços observados na vistoria estão:

  • Adequações nas estruturas de prevenção e combate a incêndio, que vão garantir mais segurança;
  • Construção dos reservatórios de água e implantação dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário, fundamentais para o funcionamento autônomo e sustentável do hospital;
  • Novas frentes de acabamento, incluindo a instalação de forros, portas e a aplicação da primeira demão de pintura em diversos setores;
  • Continuidade das instalações elétricas, de climatização, dados e combate a incêndio, que seguem em fase de integração;
  • Início da instalação de equipamentos de cozinha industrial, como câmaras frias e coifas, preparando a estrutura para a fase de montagem final.

O ritmo das obras reforça o compromisso do Governo de Minas em garantir a entrega do hospital dentro do prazo, com qualidade e eficiência.

Investimentos

Os investimentos para as obras do Hospital Regional de Governador Valadares somam R$ 85 milhões. A compra de equipamentos e a finalização das obras fazem parte das ações de reparação na Bacia do Rio Doce, em razão dos danos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, em 2015.

Perfil assistencial

O Hospital Regional de Valadares vai contar com 226 leitos. São 15 de internação pediátrica, dez leitos de internação semi-intensivos, 40 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), 161 de enfermaria, além de nove salas de cirurgia.

O hospital vai oferecer atendimento de urgência e emergência e um pronto-atendimento com 20 leitos para observação e sete consultórios, e ambulatório com oito consultórios.

Haverá serviço de diagnóstico de imagem e terapia, com duas salas de tomografia, uma de ressonância, duas de hemodinâmica, duas de raio-x, duas de ultrassom, duas de endoscopia e duas de eletrocardiograma.

A unidade terá ainda cirurgia geral de alta e média complexidade em ortopedia, traumatologia, cardiovascular, cabeça e pescoço, plástica e bucomaxilo, além de assistência integral na linha de cuidado em neurologia em casos de AVC agudo, AVC crônico e neurocirurgia.

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Notícias Mon, 17 Nov 2025 07:45:36 -0200
Minas acelera investimentos e se consolida como epicentro da logística nacional http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3710-minas-acelera-investimentos-e-se-consolida-como-epicentro-da-logistica-nacional http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3710-minas-acelera-investimentos-e-se-consolida-como-epicentro-da-logistica-nacional

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Com a maior malha rodoviária do Brasil — mais de 272 mil quilômetros de estradas — Minas Gerais é passagem obrigatória para boa parte da produção nacional e elo importante para a integração entre as regiões do país. Essa posição estratégica coloca o Estado no centro das discussões sobre infraestrutura e competitividade, como destacou o evento “Logística no Brasil”, iniciativa que percorre diversas capitais para discutir o futuro da infraestrutura de transportes e aprimorar o Plano Nacional de Logística (PNL) 2050.

Nos últimos anos, Minas viveu uma transformação na agenda de infraestrutura. Em 2019, havia apenas uma concessão rodoviária em operação. Atualmente, sete contratos estão vigentes, resultado de um esforço conjunto entre governo estadual, federal e iniciativa privada.

Conforme ressaltou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, essas concessões representam bilhões em investimentos privados aplicados em rodovias como as BRs-040, 381 e 262. “Vivemos um momento histórico na infraestrutura. Saímos de uma realidade de atraso para uma agenda robusta, com planejamento, concessões e parcerias que vão transformar nossos corredores logísticos. Esse é um esforço conjunto, que envolve governo, setor privado e sociedade, e que reafirma nosso compromisso, garantindo rodovias seguras para todos os mineiros”.

Infraestrutura como vetor de desenvolvimento

O Governo de Minas projeta mais de R$ 100 bilhões em investimentos nos próximos anos para modernizar os principais corredores rodoviários do Estado. “Estamos com o pé no acelerador para recuperar 30 anos de atraso”, afirmou o secretário durante o encontro realizado em Belo Horizonte.

Entre as prioridades estão novos leilões até o primeiro trimestre de 2026. Um deles é o lote Noroeste, que está em fase final de consulta e audiências públicas. Esse trecho é estratégico por conectar a atual concessão do Triângulo Mineiro à futura concessão federal da BR-251 com a BR-116, prevista para ir a leilão no início do próximo ano. “O Noroeste mineiro é a nossa nova fronteira agrícola. Esperamos publicar o edital ainda este ano e realizar o leilão no primeiro trimestre do ano que vem”, ponderou.

A criação da Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig) foi um marco importante este ano para dar mais segurança jurídica e transparência aos contratos. Sob o novo arcabouço regulatório, foi realizado em setembro o primeiro leilão estadual: o lote Ouro Preto-Mariana, que deve ter o contrato assinado nas próximas semanas.

Inovação e parcerias público-privadas

Minas também se destaca pela inovação em modelos de parceria. Um exemplo é a PPP para construção da ponte Cássia-Delfinópolis, na região do Lago de Furnas — uma obra aguardada há mais de cinco décadas e que será viabilizada pelo modelo pioneiro de parceria público-privada.

Para além das concessões, o secretário compartilhou ainda o planejamento de novos projetos prioritários. Em reunião com o Banco Mundial, o Governo de Minas avançou na discussão sobre contratos de conservação da malha rodoviária. “Ficamos muito tempo sem investir adequadamente nas estradas, estamos retomando agora esse investimento. Queremos contratos mais robustos, bem estruturados, também dentro do modelo de parceria público-privada, para garantir a manutenção e conservação das nossas rodovias”, finalizou Pedro Bruno.

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Notícias Thu, 13 Nov 2025 16:23:55 -0200
Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte recebe novos equipamentos de manutenção http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3709-metro-da-regiao-metropolitana-de-belo-horizonte-recebe-novos-equipamentos-de-manutencao http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3709-metro-da-regiao-metropolitana-de-belo-horizonte-recebe-novos-equipamentos-de-manutencao

O metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) deu mais um passo importante no processo de modernização do sistema. Nesta quarta-feira (12/11), a concessionária Metrô BH apresentou seus novos veículos de alta tecnologia voltados à manutenção das linhas, que vão reduzir o tempo de reparos, aumentar a precisão das intervenções e garantir mais segurança e conforto aos passageiros.

Os dois primeiros equipamentos do novo pacote de investimentos – um Veículo Ferroviário Multifuncional (VF34), de fabricação nacional, e uma Máquina Socadora e Alinhadora de Via, de origem austríaca – representam um salto tecnológico inédito para o sistema metroviário mineiro.

“O metrô está passando pela maior transformação de sua história. Cada nova entrega reforça o nosso compromisso em oferecer um transporte público de qualidade, com mais eficiência, segurança e conforto para os mineiros”, destaca o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

O VF34 é o primeiro equipamento de grande porte incorporado em 2025 e foi totalmente customizado para o metrô de Belo Horizonte. Trata-se de um veículo de manutenção e apoio operacional, utilizado em serviços de inspeção, reparo e manutenção das linhas. Seu principal diferencial é a plataforma elevatória com giro e extensão, que permite trabalhos de alta precisão entre 4,5 e 8 metros, otimizando a inspeção e manutenção da rede aérea.

Já a Máquina Socadora e Alinhadora de Via substitui processos manuais que antes levavam dias, executando a mesma tarefa em poucas horas e com precisão milimétrica na correção da geometria dos trilhos, o que garante a segurança e a qualidade do transporte.

“O uso dessas novas tecnologias amplia a confiabilidade do serviço, reduz o tempo de intervenções e aumenta o conforto dos passageiros nas viagens”, ressalta o gerente de Manutenção do Metrô BH, Filipe Aquino.

Atualmente, a empresa conta com mais de 60 equipamentos de grande porte, como caminhões rodoferroviários e veículos de correção geométrica.

O investimento em tecnologia e segurança continua, com a chegada de mais sete equipamentos entre dezembro e janeiro, entre eles uma esmerilhadora de trilhos de fabricação suíça e dois rebocadores de trem.

Modernização

Além da compra de novos equipamentos, o primeiro dos 24 trens que vão circular no metrô da RMBH já está a caminho do Brasil. O embarque foi acompanhado no dia 31/10, em Qingdao, na China, pelo vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.

Com o apoio do Governo do Estado, a empresa adiantou em dois anos o cronograma de aquisição das composições. Os novos veículos contam com inovações tecnológicas que tornam o transporte mais eficiente, sustentável, seguro e confortável para os usuários.

A expectativa é que o primeiro trem chegue ao Brasil em dezembro e comece a operar no primeiro semestre de 2026.

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Notícias Wed, 12 Nov 2025 13:11:47 -0200
Minas Gerais e Goiás firmam termo de cooperação para integração viária entre os dois estados http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3708-minas-gerais-e-goias-firmam-termo-de-cooperacao-para-integracao-viaria-entre-os-dois-estados http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3708-minas-gerais-e-goias-firmam-termo-de-cooperacao-para-integracao-viaria-entre-os-dois-estados

Quincas Marianook

Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) firmaram um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de desenvolver ações conjuntas voltadas à melhoria da infraestrutura viária e à integração logística entre os estados.

A assinatura do acordo ocorreu durante o 27º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor) e a 50º Reunião Anual de Pavimentação (RAPV), realizados no final de outubro, em Belo Horizonte.

A iniciativa busca fortalecer a conexão econômica e regional entre os dois estados, ampliando a eficiência no transporte de pessoas e mercadorias e impulsionando o desenvolvimento das regiões de divisa.

Recuperação da ponte Quinca Mariano

Em sua etapa inicial, o acordo contempla a recuperação e reabilitação da ponte Quinca Mariano, localizada sobre o Rio Paranaíba, que faz a conexão entre as rodovias MG-413 e a GO-139.

Com 1.153 metros de extensão, a estrutura faz a ligação entre municípios mineiros e goianos, deverá receber um investimento estimado de R$ 27,3 milhões, e o processo de contratação dos serviços está em fase de elaboração.

De acordo com o termo, a cooperação visa aperfeiçoar a conectividade rodoviária interestadual, racionalizar custos operacionais e promover uma integração regional estratégica, de interesse público e econômico. As ações previstas serão detalhadas em planos de trabalho específicos, que passarão a integrar o documento de cooperação.

Integração regional e novos investimentos

A parceria representa um avanço significativo na consolidação de uma rede de infraestrutura compartilhada entre Minas Gerais e Goiás. A iniciativa contribuirá para o escoamento eficiente da produção, o fortalecimento das cadeias produtivas locais e a atração de novos investimentos para ambos os estados.

Além da recuperação da Ponte Quinca Mariano, o DER-MG já iniciou levantamentos técnicos para a elaboração do projeto de construção de uma nova travessia sobre o Rio Paranaíba, desta vez na MG-414, ligando o trecho Araguari – distrito de Amanhece ao município goiano de Anhanguera. A futura obra reforça o compromisso dos governos estaduais com a melhoria das condições de tráfego, o aumento da segurança viária e o fortalecimento do desenvolvimento regional.

Integração ao longo da fronteira

A área de divisa entre Minas Gerais e Goiás soma mais de 1,6 mil quilômetros. Segundo o diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais, a cooperação permitirá ações coordenadas e de grande impacto.

“Essa parceria é fundamental para fortalecer nossa integração regional. Vamos iniciar com a recuperação da Ponte Quinca Mariano, mas já temos planos de expandir essa cooperação. O cidadão goiano e mineiro é quem mais ganha com essa iniciativa”, afirma.

O presidente da Goinfra, Pedro Sales, também destacou a importância do acordo. “Assinamos um protocolo de intenções que irá regulamentar as ações de interesse comum dos dois estados em relação à malha rodoviária nas regiões fronteiriças. De um lado, Corumbaíba; do outro, Araguari. Estamos unindo esforços para garantir mais segurança e desenvolvimento para nossas populações”, pontua.

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Notícias Tue, 11 Nov 2025 12:57:14 -0200
Governo de Minas divulga novas datas das audiências públicas da concessão rodoviária do Lote Noroeste http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3692-governo-de-minas-divulga-novas-datas-das-audiencias-publicas-da-concessao-rodoviaria-do-lote-noroeste http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3692-governo-de-minas-divulga-novas-datas-das-audiencias-publicas-da-concessao-rodoviaria-do-lote-noroeste


O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), com o objetivo de ampliar a participação ativa da sociedade, alterou as datas das consultas públicas do projeto de concessão Rodoviário Noroeste, que serão realizados nas cidades de João Pinheiro e Guimarânia.

Os encontros têm a finalidade de ampliar a participação da sociedade no processo de elaboração do projeto e coletar sugestões e contribuições que possam aprimorar a proposta. Com 767 km de extensão, o lote Noroeste contempla as rodovias BR-365, BR-146, BR-251, CMG-496, MG-408 e MG-181, abrangendo importantes corredores logísticos do estado.

Datas e locais das audiências
- João Pinheiro: 14 de novembro de 2025 (quinta-feira), às 17h
Local: 87ª Subseção da OAB Minas – Rua Frei Carmelo, 321, Centro.

- Guimarânia: 17 de novembro de 2025 (segunda-feira), às 17h
Local: Câmara Municipal – Rua Guimarães, 270, Centro.

Sobre o projeto
O contrato de concessão prevê investimentos estimados em R$ 7,5 bilhões ao longo de 30 anos, destinados a obras de recuperação, manutenção, ampliação e modernização da infraestrutura rodoviária, além de serviços de atendimento aos usuários.

Entre as principais melhorias previstas estão:
- Duplicação de 79,1 km de rodovias
- Implantação de 70,9 km de acostamentos e 14,6 km de vias marginais
- Asfaltamento de 110,7 km de estradas não pavimentadas
- Construção de 6 passarelas e melhorias em 162 acessos
- 26 intervenções em pontes e viadutos e 46 dispositivos em interseções, como retornos e rotatórias

O lote Noroeste abrange 19 municípios, incluindo Patrocínio, Guimarânia, Patos de Minas, João Pinheiro, Pirapora, Montes Claros, entre outros, integrando regiões estratégicas — Norte, Triângulo Mineiro, Sul e Central — e fortalecendo o escoamento da produção e o desenvolvimento econômico regional.

Consulta pública
A Seinfra já realizou duas audiências públicas presenciais nas cidades de Pirapora e em Montes Claros, que contaram com a participação de lideranças locais e da população.

Além disso, a consulta pública do projeto segue aberta até o dia 17 de novembro de 2025. Interessados podem enviar sugestões e contribuições por meio do regulamento disponível no site da Seinfra

A expectativa é que o edital da concessão seja publicado ainda em 2025, com o leilão previsto para o primeiro trimestre de 2026.

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Notícias Thu, 06 Nov 2025 09:03:44 -0200
Na China, vice-governador acompanha embarque do primeiro dos novos trens do Metrô da RMBH http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3707-na-china-vice-governador-acompanha-embarque-do-primeiro-dos-novos-trens-do-metro-da-rmbh http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3707-na-china-vice-governador-acompanha-embarque-do-primeiro-dos-novos-trens-do-metro-da-rmbh

O primeiro dos 24 novos trens que vão circular no metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) já está a caminho do Brasil. O embarque foi acompanhado nesta sexta-feira (31/10), noite de quinta no Brasil, em Qingdao, na China, pelo vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões. O momento marca uma nova etapa no processo de modernização do sistema metroviário.

As novas composições contam com inovações tecnológicas que tornam o transporte mais eficiente, sustentável, seguro e confortável para os usuários. A expectativa é que o trem chegue ao Brasil em dezembro e comece a operar no primeiro semestre de 2026.

"Tenho a alegria de ter estado hoje na fábrica da CRRC, literalmente, despachando o primeiro trem dos 96 vagões, das 24 novas composições que estão sendo enviadas para Minas Gerais. É motivo de satisfação e tranquilidade saber que vamos receber para o metrô vagões climatizados, com internet, sensores de presença, todos funcionando de forma incorporada", celebrou Mateus Simões.

O primeiro veículo foi entregue de forma antecipada pela Metrô BH, concessionária responsável pela operação, modernização e ampliação do sistema. Com apoio do Governo de Minas, a empresa adiantou em dois anos o cronograma de aquisição das composições.

Até o fim do ano que vem, dez trens devem estar em operação, enquanto a fabricação dos outros 14 segue em ritmo acelerado. Com investimento de cerca de R$ 700 milhões, as novas composições atenderão às linhas 1 e 2.

O governador de Minas, Romeu Zema, destaca o salto de qualidade que o Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte terá com os novos trens.

"Os usuários do metrô vão contar com o que há de mais moderno e eficiente. Trens confortáveis, econômicos, silenciosos e com ar-condicionado. O nosso governo segue trabalhando para oferecer mobilidade com qualidade e segurança para os mineiros. Muito em breve, esta unidade estará rodando no metrô de Belo Horizonte", afirmou o governador Romeu Zema.

A produção é realizada pela Changchun Railway Vehicles, subsidiária líder da maior fabricante de material rodante do mundo, a CRRC Corporation Limited (CRRC), empresa com histórico consolidado de fornecimento de trens para o Brasil, com modelos já em operação no Metrô Rio e na SuperVia.

 

Em junho, comitiva do Governo de Minas liderada pelo governador Romeu Zema em missão à Ásia conheceu a fábrica dos novos trens e pôde vistoriar um dos novos veículos em produção.

O grupo também esteve na fábrica da Joint Venture da CRRC com a Alstom (Carc), onde são produzidos painéis elétricos e o console de operação dos veículos. Após esta etapa de fabricação, os equipamentos são enviados para a fábrica da CRRC Changchun para testes e montagem final.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Pedro Bruno, destacou os avanços no transporte público no estado durante este ano.

"Com satisfação, comemoramos hoje o embarque do nosso novo primeiro trem do metrô, que acaba de sair da China com destino ao Brasil. Tivemos, ao longo de 2025, a maior renovação da história do transporte metropolitano. Foram 850 novos ônibus, e agora vamos renovar também a frota de trens do metrô", pontuou Pedro Bruno.

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Tecnologia e operação

Nos novos trens, os passageiros terão mais conforto e segurança durante as viagens. Pensando na lotação dos veículos, foi implementado um sistema de contagem de passageiros, que informa às estações seguintes o nível de ocupação de cada carro. Assim, os usuários podem se posicionar de forma mais estratégica na plataforma.

As composições também contam com câmeras de vigilância (CFTV), canal direto com o condutor em casos de emergência, wi-fi durante todo o trajeto e sistema de climatização. Os bancos foram redesenhados, oferecendo mais espaço e sendo maiores que os utilizados atualmente pelos passageiros.

Os trens dispõem ainda de um moderno sistema de multimídia ativa, com dois displays de LED que informam o nome da estação atual, a próxima parada e o destino final.

Entre as inovações operacionais estão a telemetria embarcada, que envia dados em tempo real ao Centro de Controle de Operações, e o sistema de recuperação de energia da frenagem, que reduz o consumo energético, contribui para a sustentabilidade ambiental e aumenta a eficiência do transporte sobre trilhos.

A operação conta também com o sistema ATO (Operação Automática de Trens), que realiza automaticamente aceleração, frenagem e abertura e fechamento das portas, garantindo viagens mais suaves e seguras.

Avanços

Depois de mais de duas décadas sem expansão, o metrô se prepara para inaugurar, em janeiro, a estação Novo Eldorado, em Contagem. Será a 20ª estação da Linha 1, acrescentando 1,7 quilômetro ao sistema. A nova estrutura vai ampliar a capacidade de transporte diário de passageiros e reforçar a integração metropolitana entre Contagem e Belo Horizonte.

As obras da Linha 2 também seguem em ritmo acelerado e vão levar o metrô ao Barreiro até 2028, com 10,5 quilômetros de extensão e sete novas estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro.

Neste ano, diversas estações já foram modernizadas, com melhorias que contemplaram acessibilidade, com placas e totens em braile, banheiros adaptados e revitalização do piso podotátil, além de novos sistemas hidráulicos, de drenagem, iluminação, telhados, pinturas e pisos. A previsão é que a revitalização completa da Linha 1 seja concluída em 2026.

 

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Notícias Fri, 31 Oct 2025 12:29:00 -0200
Governador de Minas Gerais participa da abertura do 27º Enacor, maior evento nacional de infraestrutura viária http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3706-governador-de-minas-gerais-participa-da-abertura-do-27-enacor-maior-evento-nacional-de-infraestrutura-viaria http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3706-governador-de-minas-gerais-participa-da-abertura-do-27-enacor-maior-evento-nacional-de-infraestrutura-viaria

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou, na segunda-feira (27/10), da abertura do 27º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor), maior encontro técnico do setor de infraestrutura viária do Brasil, realizado no Expominas, em Belo Horizonte. Até 30/10, o parque de exposições da capital mineira também sedia a 50ª Reunião Anual de Pavimentação (RAPv) e a 6ª Expo Enacor RAPv.O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou, na segunda-feira (27/10), da abertura do 27º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor), maior encontro técnico do setor de infraestrutura viária do Brasil, realizado no Expominas, em Belo Horizonte. Até 30/10, o parque de exposições da capital mineira também sedia a 50ª Reunião Anual de Pavimentação (RAPv) e a 6ª Expo Enacor RAPv.

"Boas estradas significam desenvolvimento, menos manutenção para as transportadoras, mais segurança para o usuário, além de menos tempo de viagem e cansaço para os motoristas. Por isso, nós estamos fazendo todos os esforços para melhorar as estradas de Minas Gerais, e tenho certeza que este evento faz parte desses avanços para a infraestrutura e mobilidade dos mineiros", destacou Romeu Zema.

Organizados pela Associação Brasileira dos Departamentos Estaduais de Estradas de Rodagem (Abder) e pela Associação Brasileira de Pavimentação (ABPv), os eventos terão como anfitrião o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

A expectativa é reunir mais de 2 mil participantes do Brasil e do exterior, incluindo engenheiros, pesquisadores, autoridades, gestores públicos, estudantes e representantes de empresas dos setores de infraestrutura de transporte, logística e tecnologia.

Ao longo dos quatro dias, os participantes terão acesso a uma programação ampla e simultânea, com mais de 80 atividades, entre minicursos, sessões técnicas, palestras especializadas, fóruns temáticos, encontros de grupos de trabalho e visitas técnicas a obras e instalações de referência em infraestrutura viária.

“Sediar o Enacor é uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso com a modernização da infraestrutura e a eficiência na gestão pública. Investir em estradas é conectar pessoas, integrar regiões e impulsionar o desenvolvimento. Encontros como este fortalecem o diálogo e a inovação para um futuro de rodovias mais eficientes em todo o Brasil”, ressaltou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra-MG), Pedro Bruno.

A programação inclui ainda o lançamento de livros técnicos e aplicativos que utilizam inteligência artificial aplicada ao setor de transportes e pavimentação, demonstrando o avanço tecnológico e a inovação presentes no evento.

Além disso, a 6ª Expo Enacor RAPv reunirá mais de 50 estandes de empresas que apresentarão produtos, serviços e soluções voltadas à modernização e sustentabilidade da infraestrutura de transporte no Brasil.

A programação teve início na tarde de segunda-feira (27/10), com a Assembleia Geral Ordinária da Abder e minicursos sobre temas técnicos como inovações da nova Lei de Licitações, estabilização de pavimentos com cal, dosagem racional de misturas asfálticas com RAP, microrevestimento asfáltico a frio e aplicações de ciência de dados na infraestrutura viária.

Nos dias seguintes, o evento contará com 28 palestras, três mesas-redondas e oito grupos de estudos abordando gestão de ativos rodoviários, engenharia digital, sistemas inteligentes de manutenção, segurança viária, dispositivos de contenção, novas tecnologias e experiências práticas em estados como Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

O 27º Enacor conta com o apoio institucional do Governo de Minas Gerais, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e de diversas entidades públicas e privadas.

 

Estradas mineiras

Minas Gerais possui a maior rede viária do país, com mais de 27 mil quilômetros de rodovias sob responsabilidade direta do Estado. Para garantir a qualidade dessa malha, o Governo de Minas lançou o Caminhos pra Avançar, maior programa de recuperação de rodovias das últimas décadas, com mais de 4,5 mil quilômetros de vias contempladas.

Com um investimento de cerca de R$ 6,3 bilhões, já são cerca de 90 obras concluídas e entregues à população. Há ainda cerca de 40 empreendimentos em andamento e outros 34 a iniciar.

“Com muita gestão e liderança, mudamos o patamar da engenharia rodoviária e da gestão rodoviária em Minas Gerais. Multiplicamos por seis os investimentos em manutenção rodoviária. Até hoje, são mais de 6 bilhões investidos nas rodovias mineiras. Ao final do governo, em 2026, nesse segundo mandato, tenho certeza que estaremos no melhor patamar em termos de qualidade da malha, o melhor patamar histórico de Minas Gerais. Isso é fruto do trabalho desse governo. E esse evento simboliza isso”, disse o diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais.

Por meio do DER-MG, o Estado também tem investido cada vez mais em tecnologia na manutenção das pistas. Em parceria com o Waze, dados enviados pelos próprios usuários são utilizados para identificar, em tempo real, ocorrências como buracos, acidentes, engarrafamentos e alagamentos. De julho de 2025 até o momento, foram registradas 65 mil rotas impactadas por 45 alertas emitidos pelo departamento, uma média de 1,4 mil rotas por alerta.

Também neste ano, por meio da Seinfra-MG e do DER, o Governo do Estado passou a utilizar, nas rodovias sob sua responsabilidade e nas concedidas, uma ferramenta de inteligência artificial para apontar, com agilidade e precisão, as condições da malha mineira e dar celeridade ao planejamento das ações de melhorias na infraestrutura rodoviária. A nova tecnologia foi adquirida pelo estado a partir de uma parceria com o Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Notícias Tue, 28 Oct 2025 12:17:00 -0200
Serraria Souza Pinto inicia nova fase com as obras de revitalização e modernização http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3705-serraria-souza-pinto-inicia-nova-fase-com-as-obras-de-revitalizacao-e-modernizacao http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3705-serraria-souza-pinto-inicia-nova-fase-com-as-obras-de-revitalizacao-e-modernizacao

Governo de Minas Gerais dá mais um salto na valorização de seu patrimônio material, os equipamentos culturais do Estado. A Serraria Souza Pinto, exemplo arquitetônico e histórico de Belo Horizonte, inicia nova fase com obras de revitalização e modernização, em parceria com o Consórcio Nova Serraria, vencedor da concessão pública formalizada em agosto de 2024.

Nesta quinta-feira (23/10), o governador em exercício de Minas Gerais, Mateus Simões, vistoriou o espaço, ao lado da secretária de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), Bárbara Botega, e do presidente da Fundação Clóvis Salgado (FCS), Sérgio Rodrigo Reis.

O projeto, estruturado pela FCS, com apoio das secretarias de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra-MG) e Secult-MG, além da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), prevê investimentos mínimos de R$ 7 milhões ao longo dos 20 anos de concessão.

O governador em exercício Mateus Simões destacou a importância da revitalização da Serraria Souza Pinto para a cidade de Belo Horizonte e para a vida cultural de Minas Gerais.

"A Serraria Souza Pinto é o único dos nossos prédios históricos, do momento da construção da capital, utilizado como equipamento para eventos públicos. Portanto, ela tem um peso simbólico para a cidade muito grande. Ao longo de um século, esse espaço foi utilizado para festas, eventos, shows. Aqui, houve de tudo ao longo do tempo: casamento, formatura, feira literária e Carnaval", disse o governador em exercício.

“O fechamento desse espaço trouxe uma série de consequências muito negativas para essa região do Centro. A gente vê que, ao longo dos anos, o entorno, de alguma forma, se degradou pelo fato de a Serraria estar fechada, e a gente tem certeza que a reabertura não só representa a recuperação de um espaço importante, mas  também o início da requalificação do entorno pela presença das pessoas”, concluiu Simões.

As obras abrangem restauração da fachada original, modernização das instalações internas, adequações elétricas e hidráulicas, melhorias em acessibilidade e instalação de sistemas de climatização e iluminação, garantindo conforto e segurança para o público.

Com a revitalização, a Serraria Souza Pinto retoma seu papel como símbolo da identidade mineira e palco de grandes eventos, como shows, feiras, exposições, encontros corporativos e celebrações sociais. O espaço, de 4 mil metros quadrados, no Centro da cidade, oferecerá infraestrutura versátil, com áreas destinadas a camarins, bufês, bares e uma nova bilheteria, aprimorando as visitas do público.

"A revitalização da Serraria Souza Pinto representa a continuidade do trabalho do Governo de Minas em valorizar e modernizar nossos equipamentos culturais, unindo preservação do patrimônio e fomento à economia criativa. Esse espaço histórico, tão querido pelos mineiros, volta a ocupar o lugar de destaque que merece como polo de cultura, turismo e convivência no coração de Belo Horizonte", destacou a secretária de Estado de Cultura e Turismo, Bárbara Botega.

O consórcio Nova Serraria, formado pelas empresas Revee e Integritate, será responsável pela operação e manutenção do espaço. A agenda de eventos já está aberta, com previsão de reabertura em 2026.

O CEO da Revee, Leonardo Donato, destaca que o projeto de modernização transforma a Serraria em um local capaz de receber eventos de diversos formatos. “Será um espaço multiuso para todo tipo de público e gênero de programação, como convenções, shows, peças de teatro, eventos privados e sociais. Com a agenda de locação aberta, a Serraria entra para rota de destinos e no radar de produtoras de todo o país que nos procuram em busca de soluções para seus eventos”, explicou.

 


Recuperação da fachada

Símbolo da identidade da Serraria Souza Pinto e marco da paisagem urbana da Praça da Estação, a fachada passará por minuciosa restauração, com limpeza, recomposição de elementos arquitetônicos e pintura coerente com as cores e características originais.

O objetivo é resgatar a aparência histórica do imóvel, preservando sua autenticidade e reforçando o vínculo afetivo da população com o espaço.

Modernização da área interna

Os espaços internos também serão completamente modernizados, de modo a atender ao público com mais conforto, praticidade e acessibilidade.

O projeto prevê revitalização dos pisos, atualização dos sistemas elétrico e hidráulico, instalação de climatização e melhoria da iluminação cênica e funcional, criando infraestrutura versátil e preparada para receber eventos de diferentes formatos.

 

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Notícias Thu, 23 Oct 2025 12:07:00 -0200
Governo de Minas realiza audiência pública on-line sobre projeto de Parceria Público-Privada para escolas estaduais http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3704-governo-de-minas-realiza-audiencia-publica-on-line-sobre-projeto-de-parceria-publico-privada-para-escolas-estaduais http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3704-governo-de-minas-realiza-audiencia-publica-on-line-sobre-projeto-de-parceria-publico-privada-para-escolas-estaduais

Governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Educação (SEE/MG) e de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra/MG), além da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), realizou, nesta quinta-feira (16/10), audiência pública on-line para apresentar e discutir o Projeto de Parceria Público-Privada (PPP) voltado à modernização da infraestrutura de escolas estaduais.

A transmissão foi feita pelo canal da SEE/MG no Youtube, reunindo gestores escolares, servidores, estudantes e demais interessados de todas as regiões do estado.

O objetivo do encontro foi ampliar a participação social no processo e esclarecer dúvidas sobre o modelo proposto, que prevê a concessão administrativa para execução de serviços não pedagógicos em 95 unidades escolares da rede estadual.

“Seguimos realizando audiências públicas para manter diálogo com a comunidade escolar envolvida ou interessada no projeto. Essa etapa é fundamental para que possamos não apenas garantir que a comunidade saiba, mas que também possam participar conosco na construção”, afirma a secretária adjunta da SEE/MG, Stephanie Carvalho.

“O investimento em infraestrutura em 95 escolas estaduais que vamos realizar, em parceria com a Codemge e Seinfra, vai tornar o ambiente escolar mais seguro, equipado e dinâmico, para que nossos professores e gestores escolares foquem no que realmente importa: a aprendizagem dos nossos estudantes”, completa.

Assim como nas audiências presenciais realizadas anteriormente em Belo Horizonte e Montes Claros, a iniciativa reforça o compromisso do Governo de Minas com a transparência e o diálogo com a comunidade escolar.

Sobre a parceria

A empresa vencedora ficará responsável por serviços como manutenção predial, fornecimento de utilidades (água, energia, gás e esgoto), limpeza, jardinagem, tecnologia da informação com internet em todos os ambientes e manutenção de equipamentos, além de vigilância 24 horas e controle de acesso.

Essas medidas aumentam a eficiência da gestão, reduzem burocracias e garantem respostas mais rápidas para problemas de infraestrutura. Já a gestão pedagógica das escolas, incluindo corpo docente, currículo e materiais, permanecerá sob responsabilidade exclusiva da SEE/MG.

As informações completas sobre o projeto e os documentos de referência estão disponíveis nos sites da SEE/MG e da Unidade de PPPs do Estado.

Municípios contemplados

As 95 escolas participantes estão distribuídas em 34 municípios: Barão de Cocais, Belo Horizonte, Betim, Bocaiúva, Brasilândia de Minas, Brumadinho, Caeté, Contagem, Coração de Jesus, Esmeraldas, Francisco Sá, Ibirité, Igarapé, Itacarambi, Januária, Juatuba, Juvenília, Lagoa Santa, Lontra, Mirabela, Montes Claros, Nova Lima, Patís, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Bárbara, Santa Luzia, São Francisco, São João do Paraíso, Taquaraçu de Minas, Ubá e Vespasiano.

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Notícias Thu, 16 Oct 2025 10:56:00 -0300
Após duas décadas, Metrô da RMBH terá nova estação no início de 2026 http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3703-apos-duas-decadas-metro-da-rmbh-tera-nova-estacao-no-inicio-de-2026 http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3703-apos-duas-decadas-metro-da-rmbh-tera-nova-estacao-no-inicio-de-2026

Depois de mais de duas décadas sem expansão, o Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) se prepara para ganhar uma nova estação: a Novo Eldorado, em Contagem. O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema.

Nesta terça-feira (7/10), ele vistoriou as obras, que já ultrapassam 85% de execução e têm entrega prevista para janeiro. A última estação inaugurada no sistema do Metrô da RMBH foi a Vilarinho, em 2002.

"Estou aqui muito satisfeito em ver que a obra do metrô, que ficou 23 anos parada, já é realidade. Isso faz parte de um projeto muito maior, que é a melhoria da Linha 1 e implantação da Linha 2. Nos próximos anos, Belo Horizonte e Contagem terão essas obras extremamente importantes, que vão melhorar as vidas de milhares de pessoas e a mobilidade urbana", disse Romeu Zema.

A estação Novo Eldorado será a 20ª da Linha 1 e vai acrescentar 1,7 quilômetro ao metrô. A nova estrutura vai ampliar a capacidade de transporte diário de passageiros e reforçar a integração metropolitana entre Contagem e Belo Horizonte.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, destacou a celeridade das obras da estação e o cumprimento do cronograma de trabalho. “Esperamos concluir esse grande equipamento em janeiro para a população de Minas, marcando, depois de duas décadas, a entrega da primeira nova estação do metrô”, enfatizou.

Linha 2

As obras da Linha 2 também seguem em ritmo acelerado e vão levar o metrô ao Barreiro até 2028. Serão 10,5 quilômetros de extensão e sete novas estações: Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem, além do Barreiro.

O trajeto vai conectar o sistema a vias importantes, como o Anel Rodoviário e as avenidas Amazonas e Tereza Cristina, passando por áreas com hospitais, escolas, faculdades, indústrias, polos comerciais e shoppings.

A expectativa é que os trens da Linha 2 transportem, em média, cerca de 50 mil passageiros por dia, transformando a mobilidade urbana na capital mineira e em toda a RMBH.

 

Avanços em andamento

A concessão do Metrô da RMBH conta com investimento de R$ 460 milhões do Governo de Minas e tem proporcionado avanços perceptíveis para os mais de 90 mil passageiros que utilizam o sistema diariamente.

Neste ano, as estações Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho foram modernizadas, com melhorias na acessibilidade, incluindo placas e totens com mapas em braile, banheiros adaptados e revitalização do piso podotátil, para auxiliar usuários com deficiência visual. As intervenções também abrangeram novos sistemas hidráulicos, de drenagem, iluminação, telhados, pinturas e pisos.

Atualmente, estão em reforma as estações Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar. A previsão é de que a revitalização completa da Linha 1 seja concluída em 2026.

Outro destaque é a aquisição de 24 novos trens, com as primeiras unidades previstas para entrar em operação no primeiro semestre de 2026. As composições atenderão tanto a Linha 1 quanto a Linha 2, oferecendo mais conforto e estabilidade nas viagens, além de maior economia de energia.

Desde 2023, os passageiros já contam com novidades que tornam o trajeto mais confortável, como o acesso gratuito à internet wi-fi nos trens e estações, sistema de bilhetagem digital e 96 painéis de LED distribuídos em todas as estações, que permitem acompanhar em tempo real a previsão de chegada dos trens.

 

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Notícias Tue, 07 Oct 2025 11:56:00 -0300
Governo de Minas divulga audiências públicas sobre projeto de travessia multimodal nos lagos de Furnas e Mascarenhas de Moraes http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3661-governo-de-minas-divulga-audiencias-publicas-sobre-projeto-de-travessia-multimodal-nos-lagos-de-furnas-e-mascarenhas-de-moraes http://transportes.mg.gov.br/aspectos-legais-e-responsabilidades/stories/3661-governo-de-minas-divulga-audiencias-publicas-sobre-projeto-de-travessia-multimodal-nos-lagos-de-furnas-e-mascarenhas-de-moraes

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), realizará, a partir da próxima segunda-feira (13/10), uma série de audiências públicas em municípios do Sul e Sudoeste do estado.

O objetivo é debater com a população os projetos de concessão do transporte coletivo aquaviário por balsas no Lago de Furnas e a construção da ponte entre os municípios de Delfinópolis e Cássia, no reservatório da Usina Mascarenhas de Moraes.

As audiências fazem parte do processo de consulta pública iniciado em setembro para garantir a participação ativa da sociedade na estruturação dos projetos, que beneficiarão mais de 300 mil pessoas em 50 municípios mineiros.

Diálogo

Os encontros serão uma oportunidade para a população conhecer os projetos, tirar dúvidas diretamente com os técnicos da Seinfra e contribuir com sugestões que podem melhorar ainda mais as propostas.

“A escuta ativa é um compromisso essencial da nossa atuação. Queremos construir soluções que reflitam as necessidades reais dos mineiros que dependem dessas travessias diariamente”, destaca o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.

Cronograma

As audiências serão realizadas de forma presencial em municípios diretamente impactados pelos projetos, com transmissão pelo canal da Seinfra no Youtube, além de duas sessões virtuais transmitidas pelo referido canal.

Transporte Aquaviário por Balsas no Lago de Furnas:

• São José da Barra – 13/10, às 14h30 | Câmara Municipal (Avenida Ary Brasileiro de Castro, 242 – Centro)

• Campo do Meio – 14/10, às 17h | Câmara Municipal (Rua José Miguel Vilela, 256 – Centro)

• Três Pontas – 15/10, às 17h | Centro Cultural Milton Nascimento (Rua Celso Gazola, 23 – Jardim Brasil)

• Campo Belo – 16/10, às 17h | Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Rua Lafaiete Corrêa, 40 – Centro)

• Audiência Virtual Transporte Aquaviário Balsas do Lago de Furnas – 17/10, às 14h30 | Canal do Youtube da Seinfra

Ponte Delfinópolis - Cássia:

• Audiência Virtual Ponte Delfinópolis-Cássia – 22/10, às 14h30 | Canal do Youtube da Seinfra

• Delfinópolis – 24/10, às 17h | Escola Estadual Professora Neiva Maria Leite (Avenida Padre Ivo Soares de Matos, 888)

Como participar

Para participar, os interessados devem acessar os regulamentos de participação nas audiências públicas, disponíveis no Data Room do Estado de Minas Gerais, nas abas Transporte Aquaviário - Balsas do Lago de Furnas e Lote 12: Ponte Delfinópolis - Cássia.

Além das audiências, os cidadãos poderão enviar contribuições aos projetos, que devem ser encaminhadas para os e-mails travessias@infraestrutura.mg.gov.br ou ponte@infraestrutura.mg.gov.br, devidamente identificadas e fundamentadas conforme o Regulamento de Participação em Consulta Pública.

Mais detalhes estão disponíveis no site da Seinfra, em Consulta Pública Lago de Furnas e Consulta Pública Ponte Cássia-Delfinópolis, e no portal da Unidade de Parcerias Público-Privadas do Estado de Minas Gerais, nas abas de transporte aquaviário no Lago de Furnas e ponte Delfinópolis-Cassia.

Próximos passos

Além de melhorar o transporte, a iniciativa deve impulsionar o desenvolvimento regional, com impactos positivos no agronegócio, no turismo e na economia local. Com as consultas públicas em andamento, os editais devem ser publicados até o fim de 2025.

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Notícias Tue, 07 Oct 2025 11:04:00 -0300