Crédito Mercia Lemo
Crédito Mercia Lemos

O Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, acompanhado do secretário Adjunto Fabrício Sampaio, receberam nesta quarta-feira (20/06), a visita do ex-prefeito da cidade de Toronto, Canadá, e especialista em negócios internacionais e sustentabilidade, David Miller e o vice-consul do Canadá, Todd Barrett, que aceitaram o convite da Setop para conhecer e conversar sobre as ações do Governo de Minas para promover a mobilidade em Belo Horizonte e na região metropolitana.

Além das ações que o Governo de Minas vem executando para a mobilidade e o transporte de massa na região metropolitana de Belo Horizonte, envolvendo o metrô, o anel rodoviário e a implantação de terminais metropolitanos, o Secretário Melles destacou outros programas que a Setop tem executado no estado, como a conclusão do Proacesso e implantação do Caminhos de Minas, a ampliando a rede pavimentada estadual, a manutenção e a recuperação de rodovias com o Promg, a estrutura dada pelo Proaero a aviação regional e a PPP da MG 050.

Em relação à modernização do metrô, o secretário adjunto de Transporte e Obras Públicas, Fabrício Sampaio, que também responde pela presidência da Metrominas, explicou que a linha 1, atualmente com 28 quilômetros de extensão, será modernizada, ampliando a capacidade de atendimento de 190 mil para 800 a 900 mil passageiros / dia; além de implantar dois novos atendimentos: Calafate / Barreiro (linha 2) e a Savassi / Lagoinha, que será totalmente subterrânea. Um investimento da ordem de R$ 3 bilhões, que também será finalizado na forma de uma parceria público privada.

Para o anel rodoviário de Belo Horizonte, projetado na década de 50 e que, atualmente, se encontra completamente envolvido pelo grande crescimento da capital, o secretário Melles explicou “esta é uma obra importante e necessária à mobilidade de toda a região metropolitana. A Setop e o DER/MG estão empenhados nesta missão, porém, além desta reforma do atual anel, um novo conjunto de alças rodoviárias deverá ser construído, para cuidar do tráfego de passagem. Serão três alças: norte, sul e leste e vão envolver a participação da união, do estado e do município. Somente na obra de reforma do anel o investimento deverá ser de R$ 1 a 1,5 bilhão”, finalizou o secretário.

O vice-consul Todd Barrett, comentou que a utilização de um transporte do tipo monotrilho pode ser uma solução a ser aplicada na cidade, associada a outras existentes como o metrô e o BRT, que está em implantação. O ex-prefeito de Toronto e ex-presidente da influente Rede C40 de Grandes Cidades, David Miller e o vice-consul Todd Barrett, que também é especialista em transportes, se mostraram acessíveis, ao convite feito pelo Secretário Melles, em discutir e trocar informações sobre questões relacionadas a mobilidade urbana e as soluções a serem aplicadas na região metropolitana.

A presença dos senhores Todd Barrett e David Miller, em Belo Horizonte, esteve condicionada a participação do Seminário de Mobilidade Urbana Brasil Canadá, realizado com a participação de várias empresas canadenses especializadas nas áreas de transporte ferroviário, metrô, monotrilho, maquinário pesado para a perfuração de túneis além de serviços de planejamento de tráfego urbano e gerenciamento de projetos e programas.

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