Crédito foto: Google Maps
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O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) publicou, na última quinta-feira (18.10), no Diário Oficial Minas Gerais, o decreto N° 667, que autoriza a desapropriação para a construção do Terminal Rodoviário Metropolitano de Transporte Bernardo Monteiro, no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte. A área de 90,08m² facilitará a manobra dos ônibus. As estações serão localizadas no canteiro central.

O valor da desapropriação da área está em fase de avaliação e a previsão de acordos é até dezembro de 2012. Após a desapropriação, o início das obras está previsto para maio de 2013, e o valor da obra será definido após a conclusão dos projetos de engenharia. Atualmente, 26 linhas metropolitanas utilizam o local desde 2009.

O Terminal Metropolitano Bernardo Monteiro será um dos 13 terminais que contribuirá para a racionalização das viagens, com impacto positivo no trânsito de Belo Horizonte. A implantação dos terminais faz parte do Sistema Metropolitano de Transportes que consiste em um sistema formado por linhas troncais e alimentadoras, integradas fisicamente através de terminais de integração e estações de transferência, e tarifariamente, através de bilhetagem eletrônica.

De acordo com o secretário-adjunto da Setop, Fabrício Sampaio, com os terminais os usuários terão múltiplas possibilidades de itinerários, menor tempo de espera para as partidas, maior conforto e atendimentos diferenciados ao longo do dia. "A implantação destes terminais vai garantir a mobilidade e funcionalidade do sistema metropolitano de transportes", falou.

Terminais

Está prevista a implantação de 13 terminais nos municípios de Contagem (3), Ribeirão das Neves (1), Vespasiano (1), Santa Luzia (1), Ibirité (1), Sarzedo (1), Betim (1) e Belo Horizonte (4), sendo que 3 são reformas. Deste total, sete terminais serão integrados ao sistema BRT a ser implantado nos principais corredores viários de Belo Horizonte, nas avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos e Pedro I.

Para a implantação dos terminais, estão estimados valores da ordem dos R$ 135 milhões, acrescidos de R$ 30 milhões para melhoramento dos acessos aos terminais, mas os custos detalhados só serão conhecidos após elaboração das planilhas obtidas com os projetos de engenharia. A previsão é de que os terminais que atendem o sistema BRT Metropolitano sejam concluídos até a Copa de 2014, e os demais, a partir de 2015.

 

Contagem

Localização

Terminal Nova Contagem

Vereador José Ferreira (Próximo bairro Darcy Ribeiro)

Terminal Ressaca

Rua São Lorenço

Terminal Tancredo Neves

Avenida Babita Camargos

Ribeirão das Neves

Terminal Justinópolis - BRT

Bairro Urca

Vespasiano

Terminal Morro Alto - BRT

Bairro Nova Pampulha

Santa Luzia

Terminal São Benedito - BRT

Conjunto Cristina

Ibirité

Terminal Ibirité

Avenida Renato Azeredo

Sarzedo

Terminal Sarzedo

MG-040

Betim

Terminal Betim

BR - 381

Belo Horizonte

Terminal Bernardo Monteiro - BRT

Avenida Bernardo Monteiro

Reformas

TERGIP (Depois da mudança da rodoviária) - BRT

VILARINHO - BRT

SÃO GABRIEL - BRT

 

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