O Metrô BH irá alterar a operação do sistema entre os dias 25 de janeiro e 2 de fevereiro, em função das obras de revitalização da Linha 1. As intervenções contemplam a substituição completa dos componentes de um trecho da via permanente. O projeto faz parte do processo de modernização, conduzido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), responsável pelo contrato de concessão. Após a conclusão, o metrô oferecerá uma experiência de transporte público mais moderna e eficiente para a população da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Nos finais de semana (25, 26 de janeiro e 1º, 2 de fevereiro), os trens circularão em via única nas estações Calafate, Carlos Prates e Lagoinha, com intervalos de 24 minutos entre as viagens, sem necessidade de baldeação.
Durante os dias úteis, nos horários de pico, o intervalo entre os trens será de 16 minutos no trecho entre as estações Central e Eldorado, com baldeação na Estação Carlos Prates e embarque por uma única via na Estação Lagoinha. Já no trecho entre as estações Vilarinho e Central, os trens circularão com intervalo de oito minutos. É importante ressaltar que, a partir da Estação Vilarinho, haverá trens com destino às estações Eldorado e Central. Os passageiros devem verificar o letreiro acima do para-brisa dos trens antes de embarcar.
Nos demais horários dos dias úteis, o intervalo entre os trens será de 16 minutos, com baldeação na Estação Carlos Prates e embarque por uma só via na Estação Lagoinha.
As informações sobre as alterações operacionais estão disponíveis no Instagram oficial do Metrô BH e no site institucional. Além disso, as estações contarão com painéis digitais, sistema de sonorização e funcionários da área de atendimento e segurança para orientar os passageiros.
Cronograma das obras
A revitalização da via de movimentação dos trens da Linha 1 do Metrô BH tem previsão de conclusão para 2026. A concessionária, em parceria com o Governo de Minas, busca implementar os benefícios da concessão no menor prazo possível, garantindo melhorias para os usuários do transporte público na RMBH.