Os avanços do Governo de Minas nas áreas de infraestrutura, mobilidade e parcerias foram apresentados nesta segunda-feira (22/6) durante mais uma edição do Assembleia Fiscaliza, iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para acompanhar as ações do Executivo estadual. 
 
Durante a reunião, o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, apresentou aos parlamentares um balanço das principais entregas realizadas entre 2025 e 2026.  
 
“Falar de infraestrutura nesse ciclo atual é falar que Minas está em movimento. Um ciclo de obras, de investimentos em mobilidade e em infraestrutura. E isso tudo é base para desenvolvimento econômico e desenvolvimento social”, reforçou Pedro Bruno.  
 
Na área rodoviária, o secretário destacou a aplicação de R$ 3,2 bilhões em 69 obras, sendo 26 concluídas e 43 em execução, entre maio de 2025 e abril de 2026. O investimento médio por quilômetro de rodovia passou de R$ 11 mil para R$ 50 mil, ampliando a capacidade de recuperação e manutenção da malha viária estadual. 
 
Entre os destaques estão as obras das pontes sobre o Rio São Francisco, entre Pintópolis e Urucuia, com investimento de R$ 221,9 milhões, e entre Manga e Matias Cardoso, com aporte de R$ 332,9 milhões, duas demandas históricas do Norte de Minas. 
 
Outro tema abordado foi o programa de concessões do Governo de Minas, que conta atualmente com 24 contratos em execução e R$ 28,5 bilhões em investimentos. Entre as principais entregas estão a concessão rodoviária Via Liberdade, entre Nova Lima e Ponte Nova, o Complexo Hospitalar HoPE, a Travessia de Balsas no Sul de Minas, a ponte entre Cássia e Delfinópolis e as Parcerias Público-Privadas (PPP) do Socioeducativo e da Educação. 
 
Somente em 2025, as concessões rodoviárias receberam R$ 405,5 milhões em investimentos, permitindo o recapeamento de 174,6 quilômetros de pistas, a duplicação de 18 quilômetros, a recuperação de 211 estruturas e a implantação de 124 mil tachas refletivas. O Estado também possui 17 novos projetos em estruturação, com previsão de R$ 22,8 bilhões em atração de investimentos. 
 
Na área de edificações e segurança hídrica, foram investidos R$ 935,9 milhões. Entre as entregas estão os hospitais regionais de Teófilo Otoni, Divinópolis e Sete Lagoas. Já os hospitais de Governador Valadares e Conselheiro Lafaiete seguem em obras, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2026 e primeiro semestre de 2027, respectivamente. 
 
A Seinfra também participa de projetos estruturantes voltados à segurança hídrica, com obras para ampliação da capacidade de abastecimento de água e modernização de sistemas que beneficiam milhões de pessoas. 
 
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a mobilidade urbana recebeu investimentos de R$ 914,4 milhões. Entre os avanços estão a revitalização de 19 estações do metrô, a expansão da Linha 1 até o Novo Eldorado, a aquisição de 24 novos trens e o avanço da Linha 2, com inauguração das estações Nova Suíça e Amazonas prevista para os próximos dias. 
 
No transporte metropolitano, 850 novos ônibus passaram a operar no sistema, beneficiando cerca de 435 mil passageiros por dia. Também avançam as obras do Terminal Metropolitano de Santa Luzia e de quatro estações de transferência na MG-010. 
 
Durante o encontro, Pedro Bruno destacou o recorde na celebração de 29 convênios de entrada de recursos, totalizando R$ 1,08 bilhão em investimentos, além de 126 termos de doação de materiais para apoio a obras municipais. 
 
Os resultados das agências metropolitanas também foram apresentados. No Vale do Aço, mais de 60 mil pessoas foram beneficiadas por ações de regularização fundiária. Na RMBH, as iniciativas alcançam quase 5 mil lotes e mais de 15 mil pessoas. 
 
Já a Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig) acompanhou mais de R$ 1,1 bilhão em investimentos no período.  
 
Ao final da reunião, os parlamentares fizeram considerações e tiraram dúvidas sobre os projetos apresentados.