Servidores da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), do Departamento de Estradas e Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e das Agências de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH) e do Vale do Aço (ARMVA) se reuniram em um evento realizado no auditório JK, na Cidade Administrativa, nessa quarta-feira (11/12), para apresentarem os avanços e entregas dos principais projetos desenvolvidos pelo Sistema de Infraestrutura de Minas Gerais. O momento de integração contou com a participação de mais de 400 pessoas.
O governador Romeu Zema abriu o encontro destacando a melhora nas estradas mineiras que é fruto da ampliação do investimento feito pelo Governo de Minas e do trabalho realizado pelas equipes da Seinfra e do DER-MG.
"O aumento dos investimentos nas estradas mineiras é algo que me deixa extremamente feliz. O secretário Pedro Bruno me atualiza como estão os trabalhos, do percentual de estradas boas, regulares e ruins e o que nós temos visto é uma evolução muito expressiva", disse.
A integração dos órgãos permitiu o avanço de projetos prioritários de infraestrutura para o estado, beneficiando os mineiros em todas as regiões do estado.
“As vezes estamos aqui focados no nosso trabalho, focados no dia a dia e não temos a dimensão do impacto que levamos para a vida das pessoas. A gente vem se tornando uma referência, em função do trabalho de cada um dos servidores, pelo planejamento, pela execução, pelas entregas. Tenho certeza que ainda vamos deixar um legado muito grande para todos”, agradeceu o secretário de estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno.
Entregas
As estradas mais modernas, por meio do programa Caminhos para Avançar, foi um dos destaques apresentados durante o encontro. Com maior segurança e eficiência logística, o programa fortalece as vocações econômicas do nosso estado.
Ainda na área de logística, outra consolidação importante foi a estruturação de novos projetos de concessões rodoviárias, com destaque para os lotes Vetor Norte e Ouro Preto – Mariana, e a celebração de um ano das concessões no Triângulo e Sul de Minas.
No Rodoanel a execução do projeto e das etapas de licenciamento seguem dentro do cronograma planejado.
O início das obras da linha 2 do metrô da RMBH, a entrega do primeiro lote de novos ônibus para o sistema de transporte metropolitano, a aprovação do projeto de corredores de ônibus na Região Metropolitana e a construção do novo terminal de passageiros em Santa Luzia reafirmam o compromisso de todo o Sistema de Infraestrutura com a mobilidade urbana.
Também foi intensificada a fiscalização dos ônibus metropolitanos e intermunicipais, que permitiu a intervenção no contrato de uma das maiores empresas, que operava no Sul de Minas, melhorando a prestação do serviço.
Na área de edificações, a construção dos Hospitais Regionais de Divinópolis, Sete Lagoas, Governador Valadares e Teófilo Otoni avançaram consideravelmente este ano.
Na capital, as obras de restauração do prédio centenário do Instituto de Educação de Minas Gerais (Iemg) foram iniciadas para garantir mais acessibilidade e segurança aos estudantes, além de preservar patrimônio histórico.
O compromisso com o desenvolvimento regional também foi destaque com o programa de convênios e doações de materiais, ampliando a conectividade e a qualidade de vias urbanas e rurais, e a qualidade de equipamentos públicos em diversos municípios mineiros.
No planejamento e gestão integrada das regiões Metropolitanas de Belo Horizonte e do Vale do Aço, as Agências de Desenvolvimento promoveram projetos de ordenação territorial, regulação Urbana, reforçando a governança interfederativa.
Além disso, a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) comemorou este ano a aprovação na Assembleia Legislativa do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), a primeira do estado e a terceira região metropolitana do Brasil a ter o seu Plano Diretor aprovado, sendo a primeira não vinculada a uma capital.
O balanço das principais entregas de 2024 estão disponíveis clicando aqui.